31/05/11

Notícias de Mansoa/Bissau II


chega ao fim mais um mês, um dos meses mais longos deste ano.

o mês de abril, ao qual ainda não me referi, teve alguns acontecimentos importantes.
foi o mês de mansoa, em pleno. após a chegada do miguel, no final de março, mansoa transformou-se em casa. o miguel ia passar comigo todo o seu tempo livre, recheando os meus dias de visitas surpresa e fins-de-semana relaxantes. mansoa tornou-se a nossa “casa de campo” e foi um local importante para nós.

foi lá que passamos a páscoa (já parece tão longe), vivendo intensamente todas as cerimónias da semana santa. na sexta-feira santa, dia 22, fizemos cinco anos de casamento, o que se revelou um momento muito sui generis. desde o nosso casamento que sempre disse que queria uma celebração especial no v aniversário, com cerimónia religiosa, família e amigos. bem, ditou o destino (e as nossas escolhas) que isso não acontecesse. a família e amigos estão fora e a sexta-feira santa é o único dia do ano em que não pode haver eucaristia… caricato, hein? mas não me dei por vencida e pedi ao padre max, meu amigo, pároco de mansoa, que nos fizesse uma pequena cerimónia de bênção de alianças, que aliás mandei fazer aqui em bissau, para marcar os cinco anos. o padre max aceitou e decidiu caprichar! e tivemos uma cerimónia memorável! ao final da tarde, andávamos nós a passear junto ao rio mansoa, ele liga-nos a pedir que fossemos ter com ele aos estúdios da rádio sol mansi, onde eu trabalho. achei estranho o local, mas… quando chegamos, ele já tinha tudo preparado – não conseguiu encontrar os missais com o rito próprio do casamento e então decidiu ir procurar à internet, no único local de mansoa que a tem… a rádio!! resumindo – eu e o miguel acabamos por trocar as alianças, a ler os ritos num ecrã de computador, num estúdio de rádio, tendo como testemunhas dois jornalistas cristãos e seis jornalistas muçulmanos… :D inesquecível! no final, e para usufruir de todos os recursos da rádio, a padre max faz um sinal ao técnico de som e lá surgiu, de surpresa, a música “abençoa, senhor, as famílias amém, abençoa, senhor, a minha também”… eheheheh parece que o choque tecnológico também já chegou à guiné… de facto, apesar de não ter sido exactamente o que tinha imaginado (a minha criatividade não dá para tanto), foi um momento muito emocionante, que nunca esqueceremos!

e foi com alguma saudade que, no final da primeira semana de maio, deixei mansoa para voltar a bissau. sobre isso, escrevi um pequeno texto para uma publicação da fec, que partilho também agora convosco:

«acabou na semana passada, na sexta-feira, dia 6, a minha estadia em mansoa e sinto que é o momento de partilhar convosco alguns sentimentos.
sei que tenho uma visão idealista sobre a vida, sobre a forma de nos relacionarmos com os outros e mesmo no conceito de missão, mas não consigo deixar de me sentir mais feliz no interior, onde tudo me parece mais real, mais sentido, mais vivido.
foi este um dos factores, aliás, que me atraíram na proposta da fec deste ano – a possibilidade de me deslocar a mansoa e de lá ficar por algum tempo.
sei que os trabalhos de coordenação são essenciais, que permitem visões mais globais e talvez chegar a mais pessoas (e parece que estou a ouvir as conversas lá de casa!) mas não há nada que me convença a fugir (durante muito tempo, pelo menos) à terra batida, à porta de casa aberta para quem passa, à calma e descontracção, à vida comunitária que o interior nos permite. todas estas coisas, aparentemente sem valor e iguais em todo o lado, são aquilo que me lembra a razão de ser da minha vida e, muito concretamente, da minha opção por áfrica – o exemplo de um homem que poderia ser tudo mas preferiu servir, lavar os pés àqueles que o seguiam; que podia relacionar-se com os poderosos, mas optou por defender e conviver com aqueles que precisavam d’ele, os mais desprezados da sua sociedade.
mansoa foi um período duro, de alguma solidão (a ausência do miguel por dois meses também não ajudou), mas que me fez regressar um pouco ao essencial!
em mim, este ano, fez-se páscoa em mansoa!»

o dia 5 de maio foi escolhido pela cplp, no ano passado, para ser o dia da língua portuguesa e da cultura em língua portuguesa. para marcarmos o dia, eu e o mussa decidimos, entre outras coisas, fazer o nosso programa - o “tabanka do português” - em directo. lá construímos o guião e preparamo-nos bem. no guião, e para partilhar o facto de ser um programa diferente, coloquei que naquele dia era um programa especial, portanto feito em directo. o mussa estranhou o facto e disse-me logo “mas as pessoas pensam que ele é sempre directo (nem há a noção do “gravado”), não podemos estragar isso agora… claro que retirei aquela parte, mas fiquei a pensar porque razão, então, fizemos o programa em directo… :D até porque acabou por ter uma série de imprevistos técnicos e eu vi-me a ter que entreter os ouvintes dando-lhes “muita música” até conseguirmos encontrar a o som da entrevista com a senhora directora do instituto camões que nos falou sobre a língua portuguesa na guiné-bissau!

pela guiné as coisas vão bem – é incrível o elan que se sente quando há estabilidade política e tudo acontece. a gb é um país onde entra muito dinheiro da cooperação, como se sabe, e um país pequeníssimo com um milhão e quinhentos mil habitantes… como eu e o miguel dizemos a brincar, há empresas multinacionais maiores e com mais pessoal – isto não deve ser difícil gerir! de facto, com o dinheiro que entra, com uma população e espaço geográfico tão pequenos, este país é um forte candidato a uma recuperação económica acelerada, sobretudo partindo do quase zero em que está. com água, electricidade e estradas alcatroadas, tudo mudava nesta guiné! é fantástico ver as mudanças que se operaram em dois anos – já conseguimos ver isso – o número de pequenas lojas que abrem, o número de produtos novos (mais europeus) que já se começam a encontrar à venda, alguma programação cultural que vai surgindo, já com algum público guineense (de elite, claro, mas começa a alargar-se a uma dita “classe média”). a via principal da cidade - a avenida combatentes da liberdade da pátria, que liga o aeroporto à praça - está virada em estaleiro já há muitos meses, o que tem provocado o caos na cidade, mas já começam a ser abertos alguns troços bem alcatroados e com valas bem construídas, o que se espera vá permitir passar melhor a época das chuvas (o ano passado era só lama e crateras!!).

o problema eléctrico do país é muito sério – segundo os técnicos (e se algum me ler, perdoe a explicação “leiga”), a guiné não pode construir barragens eléctricas, por um lado, porque não tem rios com caudal/inclinação suficiente para produzir energia e por outro, porque, pela falta de relevo de altitude, a construção de uma barragem iria alagar uma parte importante do território, inclusivamente da vizinha guiné-conacry. isso cria um grave problema que, actualmente, é suprido pelos geradores particulares e, a nível da cidade, por doações externas de combustível (quando há uma doação de algum parceiro, há luz na cidade, quando acaba, deixa de haver luz).

as energias alternativas serão o caminho a seguir mas os painéis solares ainda resolvem apenas necessidades pequenas (na minha casa de bissau, por exemplo, temos gerador das 8h30 às 20h e depois temos painel solar) e outras estão em estudo. mas há motivos de esperança, como vos queria contar. há umas semanas atrás a rádio noticiou a inauguração de uma central eléctrica de biomassa, que funciona a cascas de caju, um produto que não falta no país. fiquei muito intrigada e muito feliz por verificar que se tentam alternativas e que os avanços da ciência podem ser utilizados em favor do bem real das povos.

a reforma dos sectores de defesa e segurança são outro ponto importantíssimo no país. um dos grandes factores de instabilidade no país é o mau estar provocado pelos militares. não vou aqui discutir se é justificado ou não, mas é uma realidade. ex-combatentes que se sentem injustiçados sem apoios por parte do estado, estado esse que a quem eles deram a vida na guerra colonial; militares sem condições nos quartéis, com salários em atraso; número excessivo de militares para o número da população; promiscuidade entre o papel dos militares e o papel da polícia… nada disto tem ajudado à manutenção da paz na guiné. com a ajuda da cooperação portuguesa, da união europeia e da onu, está em curso um programa de reconciliação nacional, com base na reforma dos sectores de defesa e segurança. pode, também, ser um passo em frente.

recentemente chegou ao país uma força de segurança angolana, também neste contexto. claro que há dois lados – angola vem ajudar o seu parceiro mas também tem interesse em se afirmar como uma potência regional e a isto não deve ser alheio o facto de a guiné ser rica em bauxite… um dos grandes interesses de angola. vamos a ver o que isto dá! a verdade é que vêm com dinheiro… compraram o melhor hotel de bissau - o “palace hotel” - para se instalarem…

na cidade de bula, ao sul, está em construção um grande porto marítimo e na cidade de gabú está em implementação um sistema de electricidade de carregamentos, como nos telemóveis. um dos problemas do abastecimento de electricidade é que, mesmo quando a cidade consegue ter combustível para os geradores, a população não paga e, portanto, é sempre fundo perdido… em gabu criaram este sistema de carregamento que pode vira revolucionar o relação da população com a energia – compra-se o cartão com o montante desejado, insere-se o código no contador e ele funciona, mostrando o saldo existente. assim, as pessoas poderão gerir a electricidade que podem adquirir e que querem gastar. e o investidor, grande prejudicado até agora, tem a certeza de que o seu serviço é pago! outra grande invenção!

há, de facto, um bom sentimento no país, um sentimento de esperança, de que é desta que as coisas vão mesmo arrancar e se vai conseguir melhorar as condições de vida das pessoas. rezo para que isso, de facto, possa acontecer num futuro próximo! e para que não venha nenhum golpe de estado destruir, num só momento, o que tantos tentam construir em longos processos de formação.

este mês de maio foi longo – parece que já se espreita para o final do ano lectivo, mas, por outro lado, o calor aumenta a sensação de cansaço própria dos finais de ano.
no dia 15, como manda a tradição, choveu em bissau. é impressionante!! como é possível haver data fixa para um fenómeno meteorológico? mas a verdade é que, apesar de muito timidamente, a chuva fez a sua aparição na noite de 15 para 16 de maio, e assim ficou oficialmente aberta a época das chuvas. para já, apenas com periodicidade semanal, mas em breve, com presença regular. no fim-de-semana passado, que eu e o miguel passamos em bafatá, já tivemos direito a uma tempestade nocturna daquelas que valem a pena assistir.

este mês também houve uma explosão cultural em bissau – quase todas as sextas à noite há programa nos três centros culturais de bissau… é uma emoção! :D eu e o miguel temos aproveitado bem! desde documentários a concertos e inauguração de exposições. a última sexta-feira, por exemplo, dia 27 de maio, comemorava-se o dia da morte de josé carlos schwarz, o grande cantor guineense da resistência, um género do nosso zeca afonso, falecido num acidente de avião, pouco tempo depois da independência. nesse dia, o centro cultural português passou um documentário sobre a sua vida e nós fomos assistir. é bom poder ter a noção de “sair”, de vez em quando. concertos também não nos têm faltado – ultimamente fomos ver justino delgado, os super camarimba, atanásio atchuen, e mais recentemente, o rei da música afro-mandinga, o sambala kanute. claro que todos estes nomes eram músicos desconhecidos por nós até chegarmos à guiné, mas agora já fazem parte do nosso repertório musical. sobretudo o estilo afro-mandinga, é mesmo qualquer coisa. os mandingas são uma etnia que se instalou na guiné-bissau, sobretudo no leste, vindos do norte e leste de áfrica. são uma etnia islamizada. as suas raízes musicais são muito antigas, passadas de geração em geração pelos “griots”, algo como os nossos trovadores medievais. hoje, têm um estilo musical muito apreciado no mundo, sobretudo no âmbito da “world music”, e têm nomes sonantes no cenário musical. é fantástico como eu e o miguel conseguimos ouvir parecenças entre este tipo de música e o flamengo, do sul de espanha. depois de alguma reflexão, chegamos a conclusão que devem ser as raízes árabes que ambas têm em comum. a história é fabulosa, de facto…

nestes concertos apercebemo-nos, ainda, de uma tradição que nunca tínhamos visto. aqui, quando a plateia gosta muito do concerto que está a assistir, levanta-se do seu lugar, a qualquer altura do espectáculo, e vai oferecer notas ao cantor… é muito engraçado de ver!! claro que associamos isto às dificuldades financeiras que um cantor guineense sofre, por falta de apoio à cultura. mas é mesmo giro ver as pessoas todas entusiasmadas a levantarem-se e irem oferecer o dinheiro aos músicos, por vezes ocupados a tocar guitarra e sem mãos livres para receber o dinheiro (eheheh), como se de um ofertório se tratasse! :D

e por falar em ofertório, também vimos outra cena gira relacionada com isso. o ofertório da missa, aqui, é como em qualquer parte do mundo, passa o cestinho e a colecta é para necessidades da paróquia. no entanto, quando há algum acontecimento especial para paróquia – alguma festa, algum passeio ou outra actividade – faz-se outro peditório no final da missa. assim, e para se conseguir mais dinheiro, criaram sistemas de “marketing competitivo”, como diria o miguel – cada semana há uma estratégia diferente: um fim-de-semana o peditório é feito entre homens e mulheres, cada um tem de colocar a sua oferta num cesto diferente e, no final, conta-se o dinheiro e vê-se quem ganhou! :D claro que, como é uma questão de honra, as pessoas esmeram-se e participam mais! já vi fazerem este sistema utilizando os meses dos nascimentos, solteiros/casados… solução engenhosa, hein?

abraço para todos!